Trilha Cidadã

JOVENS CONCRETIZAM O LEMA DO MUTIRÃO DE COMUNICAÇÃO

Posted on: 05/06/2009

Fonte: http://www.muticom.org/blog

Incentivar o protagonismo juvenil, difundir a cultura de paz e desenvolver uma visão crítica é o objetivo da Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência – Ciranda, com o projeto Luz, Câmara… Paz! Na escola. A experiência vivenciada desde 2004, em Curitiba (PR) utiliza a Educomunicação como principal motivação para desenvolver os trabalhos.

O projeto Ciranda é executado num período de 12 meses, onde os jovens participam de oficinas e debatem temas variados como preservação do meio ambiente, bullying, cidadania, drogas, violência e, sobretudo, cultura de paz. Como resultados dessas discussões, os participantes da edição 2009, produziram seis vídeos de aproximadamente 3 minutos, que serão exibidos na III Mostra de Mídia e Educação de Curitiba, que acontece hoje (05/06), na Cinemateca da capital paranaense.

Outra experiência similar ao projeto Ciranda é o trabalho desenvolvido pela Associação de Promoção Humana Juvenil – ONG Trilha Cidadã. Situada em São Leopoldo (RS), a organização não governamental nasceu do desejo de jovens militantes da Pastoral da Juventude da Igreja Católica em permanecer protagonizando histórias, proporcionando também, que outros jovens encontrassem um espaço de desenvolvimento singular e coletivo de suas histórias na promoção da vida e da dignidade cidadã.

Preocupada com o desenvolvimento dos jovens e adolescentes, a Trilha Cidadã, sob o olhar da promoção humana, capacitação profissional, com ênfase na descoberta da cidadania, no desenvolvimento cultural e comunicacional alternativos, propôs o investimento num grupo de economia solidária, denominado Rali de Comunicação. Um grupo formado por jovens que através da comunicação alternativa, na elaboração de subsídios audiovisuais, ousam acreditar na juventude enquanto semente da novidade e da transformação da realidade em que vivem.

A ONG Trilha Cidadã estará presente no Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, expondo seu trabalho durante os diálogos de prática no Refresher, trazendo a discussão sobre “Experiências comunicacionais alternativas na juventude periférica”. Venha conhecer mais de perto o trabalho dessa juventude organizada que ousa tornar concreto o lema do Muticom “Processos de Comunicação e Cultura Solidária”.

Mais informações no site www.muticom.org

https://ongtrilhacidada.wordpress.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: