Trilha Cidadã

No Mutirão de Comunicação, Jovens constroem Comunicação e Cultura Solidária

Posted on: 20/01/2010


Os jovens terão espaço aberto no Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe. Com o intuito de ser um momento de formação, troca de experiências, construção de redes de articulação, tendo como características a democracia e o ecumenismo, será realizado o Encontro de Jovens por uma Cultura Solidária.

Apresentando uma programação que contempla diálogos de práticas, plenárias de reflexão, atividades culturais e visitações a realidades que promovem uma cultura solidária, o Encontro de Jovens acontecerá na PUCRS, entre os dias 2 e 7 de fevereiro de 2010. “Desejamos que esse encontro possa aprofundar a reflexão sobre cultura solidária, a partir dos desafios juvenis latino-americanos e caribenhos, propondo ações e a criação ou fortalecimento de redes que promovam uma comunicação capaz de colocar-se a serviço da sociedade, oportunizando a vivência de uma cultura de solidariedade, de justiça e de paz”, enfatiza Daiane Bristot, membro da equipe organizadora do evento.

O Encontro de Jovens por uma cultura solidária é uma promoção do Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, ONG Trilha Cidadã, Rede Ecumênica da Juventude (REJU), Pastorais da Juventude, Rede de Jovens Comunicadores da OCLACC, Pastoral Universitária da PUCRS, entre outras organizações juvenis.

O Encontro de Jovens no Mutirão de Comunicação, espaço que se propõe a dialogar sobre cultura solidária, está com a programação oficial praticamente definida. Restando apenas a confirmação de alguns detalhes que visam a garantia de momentos de formação, trocas de experiências e a construção de redes de articulação com um toque juvenil, a coordenação deste encontro vem desenvolvendo um trabalho que busca promover a participação democrática e ecumênica da juventude envolvida.

Além da participação de diversas instituições juvenis brasileiras, jovens de outros países da América Latina estão se articulando e contribuindo na elaboração do Encontro de Jovens. De acordo com Priscila Medina, membro da Rede de Jovens da Organização Católica Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (OCLACC), muitos jovens estudantes de Comunicação Social das cidades de Loja, Cuenca e Quito, no Equador estão se preparando para participar do encontro.

Jovens colombianos de Bogotá, Medellín, El Valle del Cauca, Barranquilla e Pasto e paraguaios que participaram da organização do Refresher em 2005, também estão entusiasmados na convocação para a partilha de suas experiências na produção de comunicação solidária. Há alguns meses, Priscila Medina vem visitando instituições de ensino, sobretudo Universidades de Comunicação de diversos países da América Latina, com o intuito de promover a participação das juventudes.

Acompanhe a programação confirmada até o momento:

2 de fevereiro de 2010

14h – Credenciamento

15h – Painel de Abertura/Tema: Dialogando e transmitindo Cultura Solidária

Facilitador: Elson Faxina – Comunicador Social com Habilitação Polivalente, Mestre em Ciências da Comunicação na área de Cinema, Rádio e Televisão. Atualmente doutorando em comunicação pela Unisinos/RS. Tem experiência em rádio, televisão, assessoria de comunicação e mobilização social, atuando principalmente no temas: comunicação – jornalismo, TV pública, telejornais, programas de debates e entrevistas, radiojornalismo, vídeo-documentá rio, planejamento em comunicação, cidadania e movimentos sociais.

20h – Sarau “Cores, Sons e Sabores Latino-Americanos”

3 de fevereiro de 2010

8h – Visitas a realidades promotoras de Cultura Solidária

14h – Partilha das experiências vivenciadas a partir das visitas

18h30min – Abertura oficial do Mutirão de Comunicação

4 de fevereiro de 2010

Plenária/Tema: Ver a realidade da juventude na América Latina

Facilitadora: Carmem Lúcia Teixeira – Pesquisadora da Juventude na Casa da Juventude Pe. Burnier de Goiânia (GO), do Instituto de Formação Assessoria e Pesquisa. Tem experiência na área de educação e teologia, com ênfase em Pastoral da Juventude Latino Americana, atuando, sobretudo nos tema: juventude, igreja, grupo e metodologia.

5 de fevereiro de 2010

Plenária/Tema: Julgar a partir dos princípios éticos de uma Cultura Solidária

Facilitador: Pe. Hilário Dick, SJ – Coordenador de curso de pós-graduação em Juventude, Pesquisador da Juventude na Rede Latino-Americana de Pesquisadores em Juventude e do Instituto Humanitas da Unisinos.

6 de fevereiro de 2010

Plenária/Tema: Desafios para a continuidade: construindo e articulando redes e potencialidades

Facilitador: Jorge Atílio Iulianeli – Pesquisador em Juventude com trabalhos publicados sobre drogadição e violência. Assessor do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos de Koinonia, Consultor Técnico do Unicef sobre violência contra criança e adolescência no campo.

Fontes: http://muticom. org/blog/ 1951/no-mutirao- de-comunicacao- jovens-constroem -comunicacao- e-cultura- solidaria e http://www.muticom. org/jovens

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: