Trilha Cidadã

Expressões artísticas como manifestações de fé

Posted on: 22/04/2010

Dança e música marcaram a primeira etapa da Escola Comungando Arte e Espiritualidade – Formação de Arteiros e Ateiras, entre dias os 17 e 18 de abril, no Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP) em Caxias do Sul.

Aproximadamente 60 jovens participaram das oficinas que se diviram em três: Danças Circulares, Sagradas e Biodança, com Simone Moreira, do Núcléo de Assessoria Betânia de Porto Alegre, Percussão Corporal, com o músico caxiense Bob Valente e Instrumentos Musicais Reciclados, com Danilo Marinho e Samuca Mendonça, representantes da ONG Trilha Cidadã.

A primeira oficina abordou as expressões de dança de diversos povos, analisando a integração e a cooperação que elas ofercem, enquanto manifestação artística. A segunda utilizou o corpo como elemento fundamental na construção de processos musicais e a terceira lançou luz sobre a sustentabilidade, reutilizando materiais para fins artísticos.

Os Trilheiros Danilo e Samuca utilizaram garrafas pet, latas de tinta, garrafões de água, areia e latas de achocolatado para fazerem uma releitura de diversas músicas. Na oficina os jovens ajudaram a confeccionar os instrumentos e, em uníssono, entoaram a música Nego Nago ao ritmo do samba reggae. À noite as oficinas se reuniram na capela para apresentarem os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante o dia e, num momento de partilha e reflexão mostraram a importância das atividades no fortalecimento da espiritualidade juvenil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: