Trilha Cidadã

Diocese de Santa Maria realiza I Encontro de Convivência e Formação dos Assessores de Jovens

Posted on: 04/05/2010

Conhecer Jesus é o melhor presente  que qualquer pessoa pode receber;

 tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas e

fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (DA 29)

 

Estimados Assessores/Acompanhantes da

Juventude da Diocese de Santa Maria: a Juventude quer viver!

 

Com esse grito de vida é que nos dirigimos para convidá-los e convocá-los a participar do 1º Encontro de Convivência e Formação dos Assessores de Jovens de nossa diocese.

A palavra “assessor” vem de “sedere as” que quer dizer “sentar-se junto à” e sugere a idéia de motivar, acompanhar, orientar e integrar a contribuição e a participação dos jovens na Igreja e na sociedade e propiciar a acolhida dessa ação juvenil na comunidade. O assessor de jovens é um cristão chamado por Deus para exercer o mistério de acompanhar, em nome da Igreja, os processos de educação na fé dos jovens.

Os assessores não são ‘coordenadores’ ou ‘tutores’ dos jovens, mas são chamados a serem pastores, profetas e celebrantes em seu meio. Nessa visão percebemos o acompanhamento/assessoria como um ministério da Igreja, pois “os ministérios instituídos são funções ou serviços que a Igreja dá a determinadas pessoas para o benefício da comunidade”. O ministério da assessoria se fundamenta em Jesus Cristo servidor (Mt 20,28).

Quando falamos de ministério, falamos de serviço de todo o serviço exige vocação. Para acompanhar uma nova geração de jovens com traços diferentes das gerações anteriores não basta boa vontade. Não basta que o assessor seja uma pessoa jovial. Os tempos exigem uma verdadeira vocação, preparo pedagógico, pastoral e teológico, planejamento clareza de metas, estratégias para alcançar estas metas e uma forte paixão pela causa da juventude.

Uma das prioridades dos horizontes da ação evangelizadora da Igreja de Santa Maria neste ano do seu centenário é o trabalho com a Juventude, e nada mais justo e necessário, a formação daqueles que acompanham os jovens nas diversas maneiras: grupos de base, movimentos, escolas, catequese e etc. É por isso que estamos disponibilizando esse encontro de formação para todos os adultos acompanhantes da juventude. Além de trocarmos experiências, seremos assessorados pelo Pe. Hilário Dick, padre jesuíta. Coordenador de curso de pós-graduação em Juventude, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – São Leopoldo. Participante da Rede Latino-Americana de Pesquisadores em Juventude. Pesquisador da juventude no Instituto Humanitas Unisinos. Há 30 anos acompanha grupos de jovens. Doutor em Literatura Brasileira.

DATA: 15 e 16 de maio.

Começando no sábado às 9h e encerrando no domingo após o almoço.

LOCAL: Centro Diocesano de Pastoral – Rua Profº Braga, 108.

CUSTOS: R$ 45,00. Incluso alimentação e estadia.

Pedimos que sua participação seja confirmada até o dia 10/05, afim de melhor nos organizarmos. Poderá ser feita pelo fone do Centro Diocesano de Pastoral: (55) 3028 3842 (Elaine) ou (55) 9601 1205 (Mateus), ou ainda, pelo e-mail: pastoraldajuventude.sm@gmail.com Esses contatos servem também para quaisquer informações.

Na opção pela juventude, nos despedimos!

+ Hélio Adelar Rubert                Mateus Lesina              Alberto Chamorro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: