Trilha Cidadã

Os Mistérios e as Cruzes

Posted on: 11/05/2010

“É bom olhar  para trás e admirar a vida que soubemos fazer

É bom olhar pra frente, é bom nunca é igual

Olhar, beijar e ouvir, cantar um novo dia nascendo

É bom e é tão diferente…”

Nando Reis

 

Estava pensando que seria importante falar nesse edição de toda a juventude trabalhadora, que suando e sonhando, projetam a felicidade. No entanto, sei que outros textos sobre essa dinâmica vão aparecer. Por isso quero escrever nesse breve espaço sobre a cruz. É isso mesmo gurizada, sobre a Cruz! Tem algumas propagandas circulando por aí e pedindo para todos nós ‘vivermos o lado bom da vida’. Viver o lado bom é deixar de lado as cruzes, as dificuldades, negando-as.

No nosso dia-a-dia, a cruz vai adquirindo seu sentido mais profundo. Não há vida sem cruzes. Às vezes sonhamos com trabalho fácil, sem força, sem incômodo e, diante do inesperado, o trabalho se torna uma cruz. Querer viver somente o lado ‘bom’ faz com que não estejamos preparados a assumir a transformação dos problemas, também sociais, que existem…

Carregar a cruz, gurizada, é assumir com radicalidade o cotidiano, agindo, falando, olhando, cantando… e também sendo perseguido por causa dos nossos projetos de vida. Não podemos nos entregar ao peso da cruz, mas também não podemos negá-la.

Para a realidade juvenil uma das maiores cruzes é o ‘não estar empregado’. Essa situação pode ser devastadora na expectativa de futuro e de presente para a juventude, inviabilizando sonhos e projetos por ficarem à margem dos espaços de sociabilidade.

Gurizada, não podemos negar nossa situação de cruz. Nem Jesus a negou. Enfrentou com suor e sangue. A ressurreição que ainda vibramos faz perceber que a cruz não tem a última palavra, mas a vida. E é pela vida que enfrentamos esse mundo injusto, querendo sua transformação.

Maicon André Malacarne

Assessor da Pastoral da Juventude da Diocese de Erexim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: